31 de outubro de 2016

A história que precisa ser contada


Obs. Sermão ministrado aludindo os 499 anos da Reforma Protestante
30/10/2016
Atos 2.41; 4.4; 17.1-6

            Através do relato minucioso e fidedigno de Lucas, somos informados do crescimento repentino e extraordinário da igreja de Cristo.  No dia de Pentecostes 3.000 almas foram agregadas. Pouco tempo depois, aproximadamente mais 5.000 foram alcançadas pela graça. Na verdade, em pouco tempo, o cristianismo saiu de Jerusalém, entrou em Antioquia e chegou a todos os lugares do Império Romano. Em menos de 40 anos, mesmo nascendo em berço humilde e sendo composta na maioria por pessoas simples, não afortunadas economicamente, sem influências politicas e muito menos meios modernos de comunicação, a igreja cristã alvoroçou o mundo.
            Devido ao crescimento subido, várias acusações, perseguições, ameaças e martírios surgiram, entretanto, como vaticinado pelo próprio cabeça da igreja (Jesus – Efésios 5.23), as portas do inferno não prevaleceram contra ela (Mateus 16.18). Hoje, a Igreja de Cristo continua avançando e alvoroçando o mundo.
            A Igreja sobreviveu aos ataques de homens inescrupulosos como Nero, Domiciniano, Trajano, Sétimo Severo e Dioclesiano, dentre outros. Todavia, em 313 d.C, quando o imperador pagão Constantino decretou o cristianismo como religião oficial e fez a união da igreja com o Estado, a igreja começou a sair do trilho fornecido pelo Senhor e percorrido pelos apóstolos e pela igreja primitiva e perseguida dos três primeiros séculos.
            A união Igreja / Estado levou os homens a buscarem apenas os seus interesses, ou seja, a hegemonia do poder. E foi nesse terrível cenário, que em 607, o imperador Focas decretou o bispo de Roma como o bispo universal, dando inicio assim a instituição do papado. A partir dai, a igreja começou a desviar-se das Escrituras Sagradas e perder a sua pureza doutrinária.
            Hoje, ao celebrarmos e agradecermos a Deus, pelos 499 anos da Reforma Protestante, precisamos relembrar os desvios doutrinários que levaram homens como Wycliff, Huss, Lutero e Calvino a promoverem o movimento religioso mais organizado contra a Igreja Católica.

Eis os principais desvios doutrinários:

- Ano 304 d.C. - Os Bispos [de Roma] se auto intitulam e passam a ser chamados de papa.
- Ano 310 d.C. - Inicia-se na Igreja Católica a reza pelos mortos.
- Ano 320 d.C. - As Igrejas Católicas, começam a utilizar velas.
- Ano 325 d.C. - Constantino, inaugura e celebra o 1º concílio papal.
- Ano 381 d.C. - A Igreja Cristã , passa a se denominar "Católica" ("Universal").
- Ano 394 d.C. - O culto cristão é abolido e passam a rezar as missas.
- Ano 416 d.C. - Começam a batizar as crianças recém nascidas.
- Ano 431 d.C. - Passam a cultuar Maria, mãe de Jesus.
- Ano 503 d.C. - Começam a divulgar a existência do purgatório.
- Ano 787 d.C. - Começam com o culto às imagens.
- Ano 830 d.C. - A Igreja Católica passa a usar ramos e água benta.
- Ano 869 d.C. – Divisão da Igreja. A Igreja Ortodoxa, separou-se de Roma recusando a submissão ao Papa e dizendo que a infalibilidade papal (Nota. Infalível, ou seja o papa é dotado do poder de não errar nas questões pertinentes à fé e aos costumes de Deus quando pretende conferir uma decisão universal), é a blasfêmia que coroou o Papado.
- Ano 933 d.C. - Instituíram a canonização dos "santos".
- Ano 1184 d.C. - Iniciou-se a inquisição.
- Ano 1190 d.C. - Instituiu-se a venda de indulgência, ou seja pagar pelo pecado; "venda da salvação"
- Ano 1200 d.C. - A hóstia passou a substituir a ceia.
- Ano 1215 d.C. - Decretaram a transubstanciação, ou seja presença real de Cristo na eucaristia pela mudança na substancia do pão e do vinho, na do corpo e sangue de Jesus.

O inicio propriamente dito da Reforma, aconteceu no século XVI, a quase 500 anos atrás na Alemanha, cidade natal do monge agostiniano Martinho Lutero.

Muitos foram os legados que os Reformadores nos presentearam. Entretanto, quero apenas sintetiza-los aqui.

a)   Sola Scriptura (Tradições, sonhos, visões, experiências, éditos, etc., não possuem a mesma autoridade das Escrituras).

b)   Sola Fide (Combate ao sinergismo FÉ + OBRAS para a salvação)

c)   Sola Gratia (Somente somos salvos pela Graça – Ênfase no ensino da depravação humana)

d)   Solus Chirstus (rejeição de outros mediadores – “Há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” – 1 Tm 2.5).


e)   Soli Deo Glória (A salvação é obra de Deus, planejada por Deus, realizada por Deus, aplicada por Deus e consumada por Deus, portanto, glórias sejam dadas somente a Deus).

Nenhum comentário: