12 de fevereiro de 2010

Filhos – Ter ou não ter?


Amados, há algum tempo atrás, recebi um e-mail de uma jovem, contendo a seguinte pergunta:

Bom gostaria de saber da sua opinião, tenho 27 anos e sou casada a 3 anos e não tenho a menor vontade de ser mãe, nem no momento nem futuramente. Sinto-me mal quando alguma amiga me diz que seu sonho é ser mãe. Eu não tenho esse sonho. Gostaria de saber se somos mesmo "obrigados" a colocar uma criança no mundo?

Obrigada, e que Deus possa te abençoar a cada dia mais e mais.


Para dar esta resposta, usarei um pseudônimo.

Prezada, ‘Maria’.
Graça e Paz!

Primeiramente, quero pedir desculpas pela demora em conceder minha resposta; tenho andado bastante ocupado nestes últimos meses, entretanto, hoje, reservei um tempo para elaborar sua resposta.

Quanto a sua pergunta, a resposta é NÃO, ou seja, ninguém, neste presente século, pode ser obrigado a colocar uma criança no mundo; isto é coisa do passado, quando, por exemplo, um rei para manter a descendência no trono, “obrigava” a mulher a gerar um filho.

Todavia, como a bíblia afirma: “... os filhos são herança do SENHOR...”. (Salmo 127:3), portanto, além de serem valiosíssimos, são oriundos do Senhor, e Ele, melhor do que ninguém sabe dar coisas boas a seus filhos. (Mateus 7:11)

No decorrer da história humana descrita nas narrativas bíblicas, percebemos várias mulheres sonhando, almejando e lutando por um filho, aliás, no inicio, não ter um filho era algo humilhante e vergonhoso, lembra-se do caso de Ana, mãe de Samuel, ela era tão humilhada que fazendo menção a Penina, a Bíblia afirma: “... E a sua competidora excessivamente a irritava para a embravecer...”. (1 SM 1:6) e o pior, por querer tanto um filho, Ana angustiou-se tanto que foi intitulada de embriagada (v.14). E o que dizer de Raquel, que ao sentir inveja de sua irmã, disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro. (GN 30.1).

Quanto a você, não sei o que te leva a passar mal quando alguém diz que sonha em ser mãe, todavia, creio que você precisar dialogar muito sobre isto, principalmente com seu marido.

Apesar de não ser perito no assunto; quero enumerar algumas causas que levam uma mulher à não sonhar com filhos:

a) Questão estética – por terem um corpo escultural, algumas mulheres por mera vaidade abdicam-se da dádiva materna;

b) Questão financeira – o casal não têm ou julga não ter condições para criar e educar filhos;

c) Questão comportamental – a mulher julga não ter paciência para lidar com crianças;

d) Questão de formação familiar – a mulher, devido à falta de ‘modelos’ no passado, exemplo: pai ou mãe excessivamente agressivos ficaram traumatizadas com a maternidade.

e) Questão de saúde – problemas diversos que podem levar uma mulher à morte no momento ou pós-parto.

f) Etc, etc.

Particularmente, creio que a única questão aceitável além da saúde é a financeira, ou seja, se o casal não têm condições para ter filhos, não tenha, ou no máximo tenham apenas um.

Finalizando, quero enfatizar que você não pode decidir isto sozinha, pois, biblicamente, você e seu marido são uma só carne, portanto, deve haver além do dialogo, comum acordo entre ambos.

Abraços ao casal...

Meditem

A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 1CO 7:4

Há diferença entre a mulher casada e a virgem. A solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém, a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido. 1CO 7:34

4 comentários:

Unknown disse...

Pr Silas a paz do Senhor!So ontem tive o prazer de cohecer o sr atravez de uma das suas pregasoes e fiquei enpactada,Deus falou muito comigo atravez da tua vida!To fora do brasil ja a 11 anos e gostaria muito que o sr mandase pra mim seu contato,pra que eu possa adquirir seu material!meu email vianap01@hotmail.com desde ja agradeco,Deus te abencoe!

sylasneves disse...

Olá Rafaela,

Graça e Paz!

Fiquei lisonjeado em receber o seu contato e motivado pelo elogio quanto as minhas pregações; que o Soberano Deus continue a vos abençoar abundantemente.

Quanto aos meus materiais, se você quiser, mande-me o vosso endereço e terei o imenso prazer de lhes enviar o meu material, quando você os receber, querendo poderá fazer um deposito bancário.

Obs. No youtube você também poderá ver algumas de minhas mensagens.

Mudando de assunto, em qual país você reside atualmente?

Fique na Paz e com a Paz!

Pr. Gualter Guedes disse...

Caro Pr. Sylas S. Neves, é um prazer ler postagens que nos traz interesse quando voce começa a ler, isto é bom, e gostei muito do que li em seu BLOG. Peço permissão para seguir o seu BLOG, foi indicação do Pr. Ciro Sanches

Um abraço.

Pr. Gualter Guedes

sylasneves disse...

Dignissímo Pr. Gualter,

A Paz do Senhor!

É um grande prazer receber uma vista ilustre com a sua em meu blog; sinto-me extremamente lisonjeado, e mais feiz ainda por tê-lo como seguidor, portanto, o minimo que posso fazer é ser reciproco.

Desculpe-me pela demora em responder seu comentário. Estava enfrentando alguns problemas nos últimos dias...