19 de agosto de 2009

Jugo desigual - pergunta e resposta



Pastor Silas,

Estou passando um momento muito difícil, pois, estou namorando um rapaz que não é da igreja; mas, depois que nos conhecemos, ele passou a ir à igreja comigo, ele até deixou de ir ao show por minha causa.

Sabe pastor, eu sou batizada e as pessoas da minha família ficam me dando conselhos para não namorar com ele, mais eu não ligo... Sempre respondo que o que tiver de acontecer vai ser da vontade de Deus...

Sabe mais, o que eles falam me deixa magoada e eu to querendo salvar essa pessoa pra Deus e, eu estou começando a gostar dele e não quero terminar com ele, simplesmente porque existem pessoas que ficam me julgando.

Silas têm muita gente que se casou com ímpio e se deu bem na vida por pagou um preço, porque eu não posso? Ajuda-me, me dê uma orientação! Estou muito triste, magoada e sem amigo para me ajudar... Não sei o que fazer! A minha prima esta fazendo um curso de pré-batismo, todavia, ela namora com um ímpio porque eu não posso tentar como ela? Ajuda-me Silas!


Minha irmã,

A Paz do Senhor!

Vejo que você tem um grande problema, aliás, não somente um vários!

Primeiro, sua pergunta não me parece de quem realmente quer uma orientação, mas sim, uma aprovação de conduta.

Segundo, você está apaixonada, e sendo assim, qualquer conselho que não te agrade, com certeza sua tendência será descartá-lo.

Terceiro, não está “ligando” para o que a sua família diz, será que vais ligar para o que a Bíblia diz?

Quarto, ficou magoada com os conselhos contrários a sua postura, com todo respeito, isso é um sinal de falta de maturidade emocional, espero que não fiques magoada com as minhas colocações!

Querida irmã,

Biblicamente, namorar, noivar ou casar com um ímpio constitui um JUGO DESIGUAL, portanto, sem sombras de dúvidas, você se enquadra aqui. (Amós 3:3) (2 Co 6:14-18)

Quanto ao fato dele passar a ir à igreja com você, não significa muita coisa, pois, ir à igreja não significa fazer parte da Igreja; metaforicamente, é como um passarinho que faz um ninho na árvore, ele está na árvore, mas não é árvore! E têm mais, lembre-se que até os “demônios” vão às igrejas, principalmente naquelas onde eles têm oportunidade de falar no microfone..... rsrs

Minha irmã, como membro do corpo de Cristo e participante da Ceia do Senhor, você é nova criatura, alguém que ‘morreu’ para o mundo que jaz no maligno, portanto, não se prenda a um jugo desigual, pois ele é perigoso! Com certeza Deus tem para você alguém melhor, alguém que tenha o mesmo SENHOR, a mesma fé, e o mesmo batismo (EF 4:5).

Você disse: “o que tiver de acontecer vai ser da vontade de Deus”; infelizmente, estais redondamente enganada, Deus lhe outorgou o “livre-arbítrio”, portanto, você ‘pode’ andar pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. (Eclesiastes 11:9)

Lembre-se:
- Por vontade própria, Sansão casou com Dalila, prendendo-se a algo proibido por Deus, será que a sua ruína foi pela vontade de Deus ou pelas conseqüências de sua escolha?
- Também por vontade própria, Davi apoderou-se de uma mulher que não lhe pertencia, e as conseqüências de sua escolha trouxeram juízo sobre sua casa!

Você também disse que, “o que eles falam me deixa magoada e eu to querendo salvar essa pessoa pra Deus”; minha irmã, não fique magoada com quem lhe ama, e não se iluda com este pensamento de ‘salvar’ ele para Deus, pois, essa atribuição não é sua, mas sim, do Espírito Santo. (João 16:8)

Outro conselho que te dou: jamais termine um relacionamento por motivos de opiniões alheias, todavia, nunca dê prosseguimento a um relacionamento fora do padrão bíblico – o preço a pagar com certeza não valerá a pena.

Quanto a sua outra indagação: Silas têm muita gente que se casou com ímpio e se deu bem na vida por pagou um preço, porque eu não posso? Toda regra têm exceções, se você conhece alguém que se deu bem (coisa que particularmente duvido), sem sombras de dúvidas esse caso é uma rara exceção; poderia enumerar casos e mais casos de pessoas, até mesmo entre a minha parentela, de pessoas que optaram pelo jugo desigual e se deram mal. MENINA você já têm um cruz difícil para carregar a cada dia, portanto, não deixe que ela fique ainda mais pesada.

Com relação a sua prima, o mesmo vale para ela......
Com amor e temor.
Pr. Sylas,
Obs. Não quero perder sua amizade por falar a verdade!

4 comentários:

Donald Dolmus disse...

Dios le bendiga siervo.

Por este medio le envío un fraternal saludo desde Managua, capital de Nicaragua.

Shalom

Reinaldo Carlos da Silva disse...

irmão silas eu, no que eu vejo, não concordo com jugo desigual,pois a luz não tem parte com as trevas.

Gisela disse...

Sábias palavras, Pr. Sylas!

Aproveito a ocasião para agradecer a visita no Alicerces da Alma e por se tornar um seguidor.

Que Deus abençoe sua vida sempre!

gregorio disse...

Ola Amados postei uma tese no meu blog sobre Jugo Desigual ficaria grato se vcs dessem uma lida na minha tese... meu vibe é http://www.vibeflog.com/letrasgmc/
Que a Paz do Senhor e seu amor esteja dentro de vossos coraçoes...