4 de janeiro de 2009

Curiosidades apócrifas



JOÃO E OS PERCEVEJOS

(Sylas de Souza Neves) em 04/01/2009


Visando cumprir uma das finalidades do meu blog, dou inicio hoje a uma série intitulada: CURIOSIDADES APÓCRIFAS – isto é, algumas ‘pérolas’ que pretendo retirar dos livros apócrifos e transcrevê-los aqui. Antes, porém, é relevante afirmar que alguns livros, cartas e epistolas foram ‘cotados’ por alguns para figurarem na Bíblia Sagrada. Mas, pela graça de Deus e a assistência do Espírito Santo, esses escritos espúrios foram definitivamente separados, restando apenas o cânon bíblico que são os 66 livros que guardamos até hoje

Primeira Curiosidade  João e os percevejos

Obs. Essa ‘pérola’ foi retirada do livro: Você pode confiar na Bíblia? A. Grahan Maxwell – Casa Publicadora Brasileira – Tatuí – SP, pág. 23

Os atos de João mencionam uma experiência extraordinária de João com os percevejos. A tradução é tirada da imprescindível edição do Novo Testamento apócrifo de M. R. James:

“Logo no primeiro dia, chegamos a uma pousada deserta, e quando estávamos à procura de uma cama para João, vimos uma coisa engraçada. Havia algures uma armação de cama sem cobertores, sobre a qual estendemos as capas que estávamos vestindo, e pedimos que ele se deitasse nela e repousasse, enquanto nós outros dormiríamos no chão. Mas quando ele ia deitar-se, era importunado pelos percevejos; e como estes se tornassem cada vez mais incômodos, por volta da meia-noite ele lhes disse, de maneira que todos podemos ouvir: “Digo-lhes, ó percevejos, que cada um de vocês se comportem, e abandonem sua moradia por esta noite, fiquem quietos em um lugar e se mantenham longe dos servos de Deus. E enquanto ríamos, e conversávamos um pouco, João se vestia para dormir; e nós, falando baixinho, procuramos não perturbá-lo...”“.

“Mas quando o dia já estava rompendo, despertei primeiro, e comigo Verus e Andrônico, e vimos no quarto da casa que havíamos tomado um grande numero de percevejos em pé, e enquanto nos admirávamos com a grande sagacidade deles, e todos os irmãos estavam acordados por causa deles, João continuava dormindo. E quando ele despertou, disse-mos-lhe o que havíamos visto. E ele se assentou na cama, olhou para eles e disse: uma vez que vocês se comportaram bem, atendendo a minha advertência, venham para seu lugar. E quando ele disse isto, e se ergueu da cama, os percevejos correram depressa do quarto para a cama, subiram pelas pernas desta e desapareceram entre as fendas. E João disse novamente: estas criaturas atentaram para a voz de um homem e permaneceram por si mesmas em um lugar e ficaram quietas e não transgrediram; mas nós que ouvimos a voz e as ordens de Deus, desobedecemos e somos fúteis: e por quanto tempo?”.

Meu comentário:
- Apesar de conter uma grande lição, somente pelo relato dessa estória, entendemos o motivo que o livro: “OS ATOS DE JOÃO” não figuram nas páginas sagradas; se estivessem no Cânon, muitos diriam: Ai dos percevejos que tocarem nos ungidos de Deus!
Que a graça de Deus superabunde em nós!

OBS. Se possível, comente essa curiosidade.

Nenhum comentário: