3 de novembro de 2011

Novo Templo de Salomão ou do Edir Macedo


Sinceramente, confesso que desde o mês de setembro de 2010, gostaria de ter escrito o que estou escrevendo agora, entretanto, para tudo há um tempo determinado, e graças a Deus, o tempo de escrever o que estou escrevendo chegou, e recorrendo ao velho jargão, digo: “antes tarde do que nunca”.

Num belo e ensolarado domingo de 2010, fui “presenteado” com a revista “A Visão da Fé, uma publicação da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus).

Ao pegar a revista que fora jogado por baixo do portão da minha residência, fui atraído imediatamente pela bela imagem contida na capa e pelos dizeres: “DESTAQUE MUNDIAL: megaprojeto do templo de Salomão é o mais ousado da IURD e notícia nos principais jornais do mundo”.

Ao foliar a revista e ler cautelosamente a matéria em destaque; fiquei boquiaberto com a grandiosidade do mais novo e ousado projeto do Sr. Edir Macedo.

Segundo a revista, a grandiosidade da obra ganhou repercussões internacionais, sendo que o Jornal “The Guardian” da Inglaterra ao fazer uma comparação de altura, afirmou que a estátua do Cristo Redentor no Rio ficará “na sombra” do novo templo da IURD.

Sendo formado em Engenharia, revelo que muito me admirei das especificações da obra que segundo a revista “deve empregar, direta e indiretamente, cerca de duas mil pessoas. O espaço disporá de uma grande nave – cuja parte mais alta terá 19m de altura – totalmente climatizada e comportará mais de 10 mil fiéis confortavelmente sentados”.

O Mega Templo terá 126 metros de comprimento, 104 metros de largura e uma área construída de 73.634,78 m², um estacionamento para 1.133 veículos, um investimento entre 300 à 350 milhões de reais, além de uma Arca da Aliança, colocada sobre o altar de maneira a criar um efeito tridimensional.

Diante da grandiosidade e ousadia do projeto, o Sr. Macedo ressaltou que o Templo de Salomão (entenda-se o seu templo), em São Paulo, será o Monte Sinai do povo brasileiro e de maneira pretensiosa e equivocada afirmou que: “a obra trará um grande avivamento à Igreja em todo o Brasil e no Mundo”. No final da matéria, há uma nota dizendo que a iniciativa da IURD deixou um rabino lisonjeado.

Mediante a tudo isto, se tivesse a “ingrata” oportunidade de me encontrar com o Sr. Edir, olharia bem firme em seus olhos e lhe perguntaria de onde ele tirou a idéia de que um mega projeto egocêntrico traz avivamento?

Gostaria também de lhe perguntar se alguma vez na vida ele leu e meditou no capitulo 17 do livro de Atos? Será que não entendi direito a declaração de Paulo quando afirmou que “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não HABITA em templos feitos por mãos de homens”.

Sinceramente, Sr. Edir, apesar de boquiaberto com a grandiosidade do seu projeto, tenho a excelente noticia (pelo menos para mim) de lhe dizer que o meu Deus, o Deus da Bíblia e o Deus de Paulo, não habitará em seu Templo, além do mais, convém refletirmos se é da vontade DELE todos os “mega projetos” patrocinados pela vossa senhoria.

Por isso, faço minha as palavras de Paulo no areópago de Atenas e digo: Senhor Edir Macedo em tudo vos vejo um tanto supersticioso!

Que a graça de Deus superabunde em sua vida!

Medite: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1 coríntios 3:16

2 comentários:

Robert disse...

CONCORDO COM O SENHOR.

sylasneves disse...

Obrigado meu amigo e nobre pr. Robert.

Grato pelo comentário