30 de março de 2011

Refutação a mensagem do pr. Ricardo Gondim

Queridos amigos, irmãos e leitores,

A Paz do Senhor!
Acerca da postagem que fiz sobre a mensagem do Pr. Ricardo Gondim (Será que realmente sou um pagão) recebi um e-mail no dia 18 de março refutando a essência de sua pregação; e após ler e pedir permissão ao remetente, estou publicando-o neste espaço.

Amado Pr.Sylas,

Conforme sua solicitação, venho apresentar refutação à essência da pregação do Pr.Ricardo Gondin. Jesus nunca nos proibiu de pedir coisas materiais. Ele apenas disse que estas coisas não deveriam ser motivo de ansiedade.

O "pão nosso de cada dia" não é espiritual. É material. A explicação nesse ponto misturou textos de passagens diferentes e distantes. Nada tem a ver com o pão do céu mencionado em João 6.

Se o pão de Mateus 6 for espiritual, então os devedores também deveriam ser. Não podemos espiritualizar tudo.

Creio que podemos fazer campanhas. Naamã mergulhou 7 vezes no rio Jordão. Deus pode nos atender de primeira, mas pode também testar nossa persistência.

Exemplo: a parábola do juiz iníquo em Lc.18.
Daniel orou durante 21 dias.

Se não pudéssemos pedir coisas materiais, também não poderíamos orar por cura física.

Jesus falou para buscar primeiro o reino de Deus, mas não disse para buscar apenas o reino de Deus. Então, podemos buscar coisas materiais sim, inclusive pela oração.

Abração. Anísio.

Observação: - Não tenho o intuito de denegrir ou de desmerecer o pr. Ricardo, pois, seria pura hipocrisia e pretensão, pois sou um grande admirador dos ensinos e das pregações do mesmo e continuarei sendo...

Aliás, na minha opiniao, desconheço na atualidade um pregador e escritor cristão do gabarito do pastor Ricardo, no entanto, creio que assim com todos nós, meros mortais, o nobre pastor, de vez em quando, também dá as suas escorregadas! E quem sabe ele não escorregou na essência de sua mensagem: JESUS PROIBE PEDIR BENÇÃOS MATERIAIS?

Quanto a pessoa que o refutou, digo que também sou admirador de seus ensinos e de seu zelo pela Palavra; trata-se de um grande professor de teologia, excelente cristão, escritor e articulista da Palavra, alguém que tive o prazer de conhecer há alguns anos atrás e acompanhar algumas de suas ministrações na Igreja Batista Gileade, portanto como diz um pastor amigo: É "briga" de gente grande! Portanto, cabe agora a nós, ver os dois lados e chegarmos a um denominador comum.

2 comentários:

Alan Capriles disse...

Amado pastor

Após ouvir toda a mensagem do pastor Ricardo Godim tratei de mergulhar numa profunda pesquisa neotestamentária acerca da oração. Passei duas semanas nesse estudo minucioso. O resultado foi uma "cartilha de oração" que estou para publicar, a fim de orientar os membros de minha igreja.

O fato é que não encontramos no Novo Testamento cristão algum pedindo coisas materiais a Deus. Não estou dizendo que seja proibido, mas isso é um fato: não existe petição de comida, bebida, roupa, ou qualquer outra coisa material nos Escritos do Novo Testamento. Não existe!

Quanto a Jesus ter dito para pedir o pão, também creio que não seja espiritual. Porém, o Senhor acrescentou "dai-nos hoje". Ou seja, ele só nos autoriza pedir o necessário para cada dia. Mas não é assim que os crentes pedem hoje em dia. A maioria pede coisas desnecessárias, para seus próprios deleites, para toda a vida e não apenas para o dia imediato.

Quanto às campanhas, isso não passa de uma forma de prender as pessoas dentro da igreja. É um chamariz, nada mais do que isso. Essa é a verdade.

Não estou aqui defendendo um ou outro pastor, apenas compartilhando minhas próprias descobertas à luz das Escrituras.

Um forte abraço, na graça e na paz do Senhor Jesus Cristo!

Roberto Ferreira Campos disse...

Paz de Cristo!

Realmente comparar o texto que se trata a oração do Pai Nosso, que não é uma reza mas um modelo de oração e que o " Pão Mencionado" creio tambem na interpretação do texto Literal e não de Forma Alegorica, daqui a pouco vão alegorizar o inferno dizendo que é apenas subjetivo espiritual e não um lugar físico, A Comparação dos textos entre a Oração do Pai Nosso e o Pão que Desceu do Céu é Realmente desconexa se tratam de assuntos completamente diferentes, Não Vejo tambem nenhum Problema em Campanhas o Problema é que Algumas chegam bem perto ou até se tornam Heresias Atribui poder em um copo de água, uma quantidade de Sal,Passar debaixo da porta pelo amor de Deus o que tem poder é o nome de Jesus, Sua Palavra e não os objetos, mas existem sim campanhas tematicas Bíblicas boas que além de terem ensinamentos Bíblicos levam as pessoas sairem do comodismo liturgico. Visitem Tambem Nosso Blog Obrigado Pr. Robertohttp://comunidadebatistavida-mg.blogspot.com/